Edson é um empresário nascido e criado em São Domingos do Maranhão, cidade com 40 mil habitantes, seu pai Sr. Totonho, é muito conhecido na cidade por suas empresas ligadas ao setor de construção. Sempre tiveram ligação com a política da cidade como é de praxe nos interiores. Em 2016, Edson foi candidato a prefeito apoiado pela situação que comandava a cidade há dois mandatos. O resultado não foi satisfatório para o candidato, mesmo com o apoio da então administração municipal.
Em 2020, Edson era cogitado para concorrer novamente com o apoio do grupo político que o apoiou em 2016, no entanto, tal grupo preferiu aderir a uma candidatura própria do ex-prefeito Kleber Tratorzão. Apesar desse fato, Edson continuou com sua campanha até as urnas.
Na fase de pré-campanha houve uma documentação intensa das visitas do candidato e a apresentação de algumas pautas. A narrativa era de que a cidade precisava de uma mudança, uma terceira via. Os demais candidatos a prefeito já tiveram dois mandatos, cada.
A estratégia de marketing consistia em publicar uma sequência de fotos da caminhada do dia até às 00h, um vídeo na manhã do dia seguinte às 9h e a agenda no começo da tarde.
Com a decisão de continuar a campanha sem apoio de um grupo político tradicional, Edson foi até o fim com o discurso de renovação e mudança que já vinha sendo trabalhado no primeiro turno. Seus 2.437 votos fariam o segundo lugar ganhar a eleição.
Desde a convenção partidária, houve a colaboração para captura de vídeos e fotos, além da elaboração de estratégias por parte de Wellington Feitosa Junior e sua equipe.